A má educação

23 Jan

Precisava pagar uma conta na lotérica. Tenho certo pavor de ter que “pagar contas” fisicamente – pra mim o bankline é uma das melhores coisas que a internet trouxe. Mas essa eu tinha que pagar na lotérica. Cheguei bem cedinho, antes do trabalho, fila pequena. Paguei a conta e a moça do guichê tinha que me dar R$ 1,40 de troco. Eu estava com um pouco de sono, um pouco de pressa, fui saindo da lotérica e já na porta lembrei: meu troco. Voltei para o guichê, olhei para a moça e falei: “ops, esqueci meu troco”. Ao que ela gentilmente (só que não) respondeu: “também, você saiu correndo” –  assim mesmo, de uma forma grosseira, muito mais que um mau humor matinal.

Eu não sei dos seus problemas. Se tinha algum motivo específico para ela me tratar daquele jeito – mas entendo que não. Não importa o tamanho do problema, eu não tinha nada a ver com ele. Aquela falta de educação acabou com a minha manhã e me deixou sentida: eu só queria meu troco.

Sou o tipo de pessoa que se magoa com o mau jeito dos outros. Se houve intenção ou se foi despropositado não me interessa: posso não ser a miss simpatia, mas tenho o mínimo de educação. Ser mal atendida em qualquer lugar, receber respostas tortas para coisas corriqueiras, gente que manda emails sem um “olá”: fico sentida, fico magoada.

A parte boa disso – sim, ela existe – é que algumas mágoas eu consegui superar ao longo dos anos. Ficava chateadíssima quando as pessoas me chamavam num chat, falavam o que queriam, faziam suas perguntas e desligavam sem dar tchau.  Ainda mais quando sabia que a pessoa não era lá muito ocupada, do tipo que o chefe liga e ela precisa sair correndo para atender. Hoje em dia dou o troco na mesma moeda: me dá na telha, eu fecho o chat e vou cuidar da vida.

Enfim. O fato é que a vida nos obriga a mudar. E nem sempre é pra melhor.

Leave a Reply

