Pq vc ñ faz assim tb?

18 Aug

Um hábito que adotei nos últimos meses: me comportar melhor por escrito. Na vida pessoal e na profissional. Reviso todo e qualquer email ou mensagem de Facebook, sempre preocupada em escrever você em vez de vc, também no lugar de tb, porque no lugar de pq.

Sinto que dei uma bela regredida quando mudaram as regras da língua portuguesa. E não porque mudaram tanto assim, mas porque estou ficando velha e já não tenho mais tanta certeza sobre coisas que eu tinha antes. Então me esforço para, pelo menos, fazer certo aquilo que ainda sei. E eu tenho certeza que VC não é uma pessoa; e sempre que leio TB eu pronuncio mentalmente TEBÊ – e aquilo não faz sentido em nenhum contexto.

Também tenho colocado olá, oi, bom dia, boa tarde, boa noite no começo dos emails e obrigada, atenciosamente, beijo, abraço, no final da cada um deles. Quando eu era pequena, meus pais e professores me ensinaram que era assim que a gente devia se comunicar com as pessoas. Não precisa ser efusivo, apenas precisa expressar o básico: que você tem um pingo de polidez.

Pra mim, escrever VC, TB, PQ, TVZ significava apenas uma coisa, que eu tinha preguiça de escrever uma palavra inteira. Eu amo escrever. Seria idiota de minha parte começar a suprimir da minha vida a coisa que eu mais amo: palavras.

Obrigada.

(hahaha)

3 Responses to “Pq vc ñ faz assim tb?”

  1. briguet August 18, 2011 at 9:51 pm #

    Belo texto, Paula. Com a inteligência habitual.

    • Paula Schutze August 18, 2011 at 9:56 pm #

      Ah, Briguet, vindo de você é mesmo um elogio. Fazia tempo que não te via por aqui!

  2. Denise August 19, 2011 at 10:43 pm #

    se eu editasse livros didáticos ia incluir este texto pras crianças aprenderem. (pq, ops, porque duvido que se aprenda, hoje em dia, a escrever cartas, como nós aprendemos quando pequenas)
    beijo!

Leave a Reply

