Os discursos dos reis.

28 Feb

Este post seria escrito antes do Oscar, mas não deu. O meu filme favorito era mesmo O Discurso do Rei. E ele tinha tudo pra ser chato, já que eu sou bem Hollywood e não gosto de filmes de época. Mas achei muito bom, entre outras coisas, por conta do tema central: a gagueira.

A gagueira do rei me fez lembrar de uma centena de coisas, situações e pessoas. Porque ficamos mudos tantas vezes na vida. Aqueles momentos em que as palavras apenas não saem, sabe como é?

A despedida de alguém que você vai demorar a ver, como um amigo que muda de cidade ou até de país. A última vez em que você viu alguém que morreu e as palavras que faltam na hora de escrever ou falar sobre aquela pessoa. Uma conversa difícil com alguém que você ama. Uma notícia tão boa que te faltam palavras pra definir felicidade, ou uma notícia tão ruim que você preferia não ter que dizer nada. O silêncio absurdo quando você está sofrendo – você quer explodir mas apenas não consegue se abrir. Os segredos contados no travesseiro antes de dormir, as músicas que você canta no banho sem saber direito a letra.

Somos todos gagos em algum momento da vida e eu gosto disso. Porque amo escrever, mas prezo demais o silêncio quando faltam palavras. Eu acho, por exemplo, que a internet devia ter seus momentos à la discurso do rei. Tenho lido muita bobagem, muita coisa controversa e muita crítica desnecessária. Se as pessoas prezassem um pouco mais pelo silêncio, se dessem mais valor à cada palavra dita ou escrita, eu acho que esse universo seria um lugar mais agradável e menos rancoroso.

Uma boa semana para todos.

 

3 Responses to “Os discursos dos reis.”

  1. Nadja G. March 1, 2011 at 6:08 pm #

    Concordo em gênero, número e grau!

  2. Denise March 14, 2011 at 1:17 pm #

    deletei minha conta no twitter mais ou menos por isso aí. tava cansada dos caracteres dos outros, quase sempre tão desnecessários… a vida é curta, com um dia de 24h, com tanta coisa boa por aí que não posso perder tempo lendo bobagens de gente chata. (pq vc sabe, na internet os chatos brotam!)
    saudades de vc! eu to indo embora de Curitiba, cansei do frio e do cinza do teto baixo. heheh

  3. Daniela March 15, 2011 at 1:02 am #

    entrei aqui por acaso.. só pra dizer que a comparação que vc fez de algumas situações com a gagueira foram mto legais, identifiquei mto ! 🙂

Leave a Reply

