O cisne e o pleonasmo

14 Feb

Hoje eu também vim falar do filme que está aí causando um frisson por conta do Oscar:  Black Swan, estrelado pela hot hot hot Natalie Portman. Como eu não sou crítica de cinema e costumo dormir na maioria dos filmes, tudo o que eu tenho a dizer sobre isso eu já disse no twitter esta tarde:

“existem dois tipos de pessoas no mundo. As que sabem falar CISNE NEGRO e as que insistem em falar CISNEI”.

Na dúvida, está na p. 237 do nosso amigo Aurélio.
CISNE. sm. Zool. Ave anatídea de plumagem branca (raramente preta) e pescoço longo.

E já que toquei no assunto vou relembrar alguns casos clássicos do português ruim. O pleonasmo, por exemplo.

Pleonasmo do dia: COMO UM TODO

Praticamente um jargão no mundo das firmas. A empresa como um todo. O projeto como um todo. O orçamento como um todo. Vamos simplificar. Pense em coisas práticas. Quando você diz que vai a algum lugar – uma festa, por exemplo – pressupõe-se que todas as partes do seu corpo estarão lá. Paula Schütze vai à festa, e não somente suas pernas, seu cérebro,  ou uma mecha de cabelo… Paula Schütze como um todo é um pleonasmo.

“A empresa como um todo lamenta a queda do preço do feijão, bem como o recall dos equipamentos de última geração com peças defeituosas”. Bem, já sabemos que a empresa lamenta. Então o que o COMO UM TODO faz ali, senão encher linguiça?

Por falar em linguiça, entendo que COMO UM TODO só se aplica em uma única situação. Quando você quiser dizer que come um porco inteiro sozinho. – Quer um porco? Aguenta inteiro? – Olha, eu como um todo.

FIM.

5 Responses to “O cisne e o pleonasmo”

  1. hellen February 14, 2011 at 8:39 pm #

    hhahaahha…. me imaginei respondendo a pergunta do porco, bregada.

    • Paula Schutze February 14, 2011 at 8:41 pm #

      um porco é muito. mas um pedaço de bacon… como um todo.

  2. Ronise Vilela February 15, 2011 at 11:16 am #

    Sobre o filme, vou ver em DVD na minha TV chiquey;
    Sobre o como um todo, para mim, isso se aplica a barras de chocolate que não quero dividir, mas, linguagem corporativa é uó! Alinhada baby?

    • Paula Schutze February 15, 2011 at 11:19 am #

      estou alinhada. como um todo.

Trackbacks/Pingbacks

  1. “eu achei que isso daqui fosse uma calçada” « Casa dos Trinta - February 23, 2011

    […] Uma das primeiras notícias que li hoje cedo foi essa daqui: um cara matou outro dentro do cinema porque ficou extremamente irritado com o barulho da pipoca que o cidadão mastigava durante o filme. Só pra constar, estavam assistindo Cisne Negro. […]

Leave a Reply

