amar é…

23 Feb

… encontrar o cesto de roupas entupido num sábado pela manhã. pendurar cuecas. organizar a pilha de camisas para a diarista passar. duplicar a quantidade de fios de cabelo espalhados no chão do banheiro. encontrar fios de barba feita na pia. disputar alguns centímetros quadrados no espaço da cama. “você está invadindo o meu lado”. deparar-se com coisas como a louça eterna na pia e os copos espalhados por lugares inusitados da casa.

seria mais cômodo adotar o discurso universal, aquele que todo mundo usa ao falar de sua vida a dois debaixo de um mesmo teto: “não é fácil, tem dias que não é fácil”. isso explicaria pequenas picuinhas do dia-a-dia. como se essas pedrinhas, juntas, pudessem justificar as dificuldades do exercício diário de convivência.

eu adoraria poder usar esse discurso também, dizer que a vida a dois é assim mesmo, feita de altos e baixos, não é fácil, não é fácil.

mas é que pra mim, gente, a vida a dois é fácil. é simples. tão simples que eu apenas não sei como exemplificar ou justificar. ninguém entenderia se eu dissesse que não me importo de lavar a louça ou as roupas da semana. que já me acostumei a ter menos da metade da cama pra mim. que existem coisas muito mais importantes a se fazer e resolver do que discutir um fio de barba que fugiu da esponja na hora de limpar a pia.

a nossa vida a dois é uma parceria de sucesso e nada mais. não tem chave, segredo, mistério. por isso é tão difícil explicar, nomear, justificar. me lembra sempre de um texto, cuja autoria não recordo, que dizia “estavam juntos, sabiam-se lá e isso bastava”. odiaria ter a cama toda pra mim de novo depois de tanto tempo lutando pra manter aquele cantinho esquerdo. não suportaria o vazio das noites e dos finais de semana ou a ideia de não ter com quem dividir a bacia da pipoca. nada teria graça se eu não tivesse alguém pra assistir filme ao meu lado enquanto eu (obviamente) durmo. essas coisas pequenas, no meu caso, são muito maiores e mais importantes do que pratos sujos e tênis esquecidos no corredor da casa. é por essas e por outras que eu digo, sempre, que viver é uma questão de ponto de vista. enquanto algumas pessoas enxergam a pilha de camisas para lavar, eu enxergo o homem maravilhoso que as veste todos os dias.

(p.s. i love you)

15 Responses to “amar é…”

  1. leticia February 24, 2010 at 12:32 am #

    que texto lindinho, o segredo é não ter segredo, hehe
    felicidades pra vocês =)

  2. Nadja G. February 24, 2010 at 12:44 am #

    “é por essas e por outras que eu digo, sempre, que viver é uma questão de ponto de vista. enquanto algumas enxergam a pilha de camisas para lavar, eu enxergo o homem maravilhoso que as veste todos os dias.” AMEI!!!!

    Frase do dia!!!

    Beijos

    • Paula Schutze February 24, 2010 at 12:18 pm #

      dia inspirado, tinha q aproveitar né? 🙂

  3. Izabella February 24, 2010 at 1:56 am #

    amar é quando 3 minutos não fazem diferença. nem 8 mil reais na conta. brigada. hahahahaha

    • Paula Schutze February 24, 2010 at 12:17 pm #

      hahaha. até pq, se for pra amar pelo dinheiro, 8 mil reais é pouco né? no mínimo um milhãozinho…

  4. hellen February 24, 2010 at 2:53 am #

    eu, enquanto tistimunha, acho tudo lindo.
    by far, um dos meus casais favoGUItos.

    🙂

    • Paula Schutze February 24, 2010 at 12:17 pm #

      nhá… madrinha!

  5. Denise February 24, 2010 at 2:57 am #

    ai que fofo…

    Parabéns pelo relacionamento, vivido de forma tão sincera e gostosa. Você merece, Paula.
    beijão

    • Paula Schutze February 24, 2010 at 12:18 pm #

      🙂 brigadu!

  6. Oksana February 24, 2010 at 1:19 pm #

    Aum, que lindo!
    O esquema em casa é simples assim também. Não entendo porque a maior parte das pessoas complica e enxerga tanta dificuldade onde não há nada mais do que convivência.
    Como quase todo mundo vive numa dinâmica meio surtada de ódio eterno por picuinhas, às vezes tenho medo de um dia acordar e ter me transformado numa criatura amarga que não enxergue mais sentido nas pequenas gentilezas e delícias da vida em comum.
    Ver que existem casais como você e seu amado me faz perceber que eu e o meu não estamos sozinhos na turma dos felizes. Ufa! 🙂
    Obrigada pela dose de doçura (sem frescura) do dia e felicidades sempre!

  7. evary February 24, 2010 at 2:29 pm #

    Paula
    Adorei seu texto e me identifico com ele. Também acho que existem coisas mais importantes no relacionamento do que discutir as pequenas picuinhas do dia a dia, como a toalha em cima da cama, a tampa da privada levantada ou qualquer coisa do gênero.
    Parabéns pelo blog. Vou voltar sempre.

    Beijos
    Evary
    evaryleal.blogspot.com

  8. Virgínia Magalhães February 24, 2010 at 3:06 pm #

    Infelizmente temos mania de complicar as coisas, não só os relacionamentos. Ah se todo mundo pensasse como você! Ah se todo mundo vivesse dessa forma! Confesso que eu complico algumas coisas às vezes, pelo simples fato de não conseguir encarar uma realidade óbvia. Obrigada pelo texto… causou efeito imediato em alguma atitude minha.

    P.S. Foi um prazer te conhecer.
    P.S.2. Conheça o meu blog também: berenicediskdisse.wordpress.com

    Virgínia Magalhães

  9. Antonietta March 3, 2010 at 1:33 pm #

    Aiiiii… q belezinhaaa!!! Muito fofooooo!!! Quando eu casar (espereo que muito breve!!!:)), quero dividir seu ponto de vista!!! Apesar de ainda não saber o que é viver sob o mesmo teto que o amado, tbm sempre achei que as pessoas focam justamente nas pequenas coisas, no lado negativo, que é tããããão insignificante, mesmo que comparado à mais boba das alegrias em viver a dois!!!=D

  10. Cunhada preferida March 9, 2010 at 2:13 am #

    lindo o textooooooooo!!! Fiquei emocionada…
    Obrigada por tudo que vc faz, é e representa na vida do meu irmao, e consequentemente nas nossas vidas tbm…
    a cunhada mais perfeita do mundo!!
    Amamos vc!!
    Gabi e Duda

  11. diego March 10, 2010 at 12:48 am #

    oi! não tinha deixado recado aqui, mas já tinha lido, tá?
    te amo todo dia!
    beijos!

Leave a Reply

