canudo neles.

9 Jul

anos-luz depois, me pus a pensar na queda do diploma de jornalista. sem querer soar fria ou cruel, não acho que isso vai fazer muita diferença. não pra nossa geração. conheço ótimos jornalistas, gente que escreve bem pacas. que já tem seu lugar garantido ao sol. e acho que o diploma tem sim uma função importantíssima: para ter um diploma você é obrigado a passar pelos anos de universidade. e lá é o lugar onde a gente aprende muita coisa sobre a VIDA. simples assim. eu acredito na universidade como elemento de formação do caráter do cidadão, seja pro bem ou pro mal.

de mais a mais, em tempos de internê, novas mídias, “web 2.0” e bla bla blá… ninguém segura mais o “ofício” de escrever. dura realidade para alguns que, como eu, acreditam que dominar as linhas é um dom. mas não dá pra evitar. hoje em dia qualquer zé ruela cria um endereço e escreve um blog sobre aquilo que bem entender. bom lembrar que a maioria não domina a língua portuguesa – o que transforma o ato de escrever em dom, de novo. em tese, não devia ser assim.

ao contrário de muitos ofícios que exigem aprofundamento técnico, escrever em bom português é a primeira coisa que a gente aprende na escola. todo mundo devia saber. mas muitos dos “jornalistas informais” não tem conhecimento sobre o nosso próprio idioma. vide a quantidade de textos online usando os
termos “fotinhas”, “excessão”, “agente”, “analizando”, e por aí vai.

vírgulas mal empregadas, pausas onde o texto deveria fluir e uma infinidade de pequenos deslizes que mostram, vergonhosamente, a falta de atenção à língua portuguesa. uma pena. se todo mundo que se propõe a escrever dedicasse um tempo pra aprender português, teríamos muito mais leitura de qualidade por aí. independente de diploma: escrever é assumir a responsabilidade de levar algum tipo de informação, útil ou inútil, a muita gente. e é preciso muito mais que um canudo, que um quadro pendurado na parede, pra fazer a coisa de um jeito legal.

por essas e outras que eu tenho meus jornalistas/blogueiros preferidos há anos. não largo de jeito nenhum =)

|ouvindo: tahiti 80 – wallpaper for the soul|

One Response to “canudo neles.”

  1. Jacqueline Witthoeft July 14, 2009 at 2:17 pm #

    ainda bem que eu só conheço blogs bons como esse. já tentei ler uns outros, como “pensar enlouquece, pense nisso”, nada contra, mas cansativo pacas. talvez eu tenha uma ou outra opinião bem parecida com a sua, por isso amo seus textos! eis-me aqui então. sempre aqui!
    beijinhos blogueira favorita!

Leave a Reply

