inferno astral com delay.

30 Jun

então que eu andava por aí toda-toda me achando a rainha da cocada preta porque este ano não tive inferno astral. bobinha. ocorre que o inferno astral chegou, ainda que com uns dias de atraso. instalou-se no meu corpo e no meu humor logo após as 23h55 do dia 28 de junho, quando oficialmente completei 32 anos. tolerância zero, coração cheio de mágoas e princípio de gripe: o que mais deveria constar num inferno astral tardio?

pois a minha pílula de felicidade tem sido o blog epinion, da esposa de um colega da faculdade, que por coincidência chama-se paula. e hoje, inferno astral bombando, deixo vocês com um post do epinion que fala justamente sobre amizades.

Desculpe, mas vou ter que deixar você ir
por Paula Abreu

“Na segunda-feira, logo depois da minha primeira prova, tive uma reunião com um dos meus professores, no escritório dele. Na verdade na verdade, ficamos batendo papo por cerca de meia-hora sobre o curso, meu futuro profissional e sobre ampliar meu paper para publicação, num tom altamente amigável e informal. Até que de repente, não mais que de repente, ele olhou para mim, sorriu, se mexeu na cadeira e disse muito educadamente: “I’m sorry, but I’ll have to let you go now…” Levantou e já começou a andar na direção da porta.

Lembrei que ele tinha feito o mesmo na nossa primeira reunião, nos idos de janeiro. E nas outras que se seguiram. Lembrei que todos os advogados com quem eu tinha feito entrevistas durante minha estada aqui tinham feito o mesmo quando a entrevista chegava ao fim. Sempre sorrindo. Sempre já estendendo o braço pra mostrar o caminho da porta.

Para quem nunca conviveu com americanos, pode soar falta de educação ou grosseria. Acreditem: não é. É um jeito polido de dizer que a reunião – seja lá qual for o propósito -foi muito boa, mas é hora de terminar e partir para outras atividades.

Eu, particularmente, acho super elegante. Acho, inclusive, que o uso da expressão devia ser estendido a outras áreas da vida da pessoa. E não só vou adotar, mas vou aumentar o alcance e vou utilizar amplamente para encerrar amizades que já deram o que tinha que dar. Sempre me perguntei o que fazer com, ou melhor, como me livrar daquelas pessoas indesejáveis que ficam orbitando na minha lista mental de amigos mas que, no fundo, não têm nenhuma função social no meu ecossistema.

Não me refiro àquelas pessoas chatas porém sempre presentes. Nem às ausentes que, quando finalmente aparecem, aquecem o meu coração, me fazem rir e me apóiam. Nem àquelas que nunca jamais aparecem mas que estão lá e serão as primeiras pessoas para quem irei ligar quando tiver um cadáver na mala do meu carro. Todos estes personagens, por mais defeitos que tenham, têm o seu papel. Mas não. As pessoas de quem eu devia me livrar são meramente chatas e ausentes. Não dividem as alegrias (só os problemas) e não estão nunca presentes nas horas difíceis. Não estendem uma mão amiga (ai, que brega, mas eu gosto de uma mão amiga, tá?), não querem nem saber se está tudo bem ou se você está em estado terminal (foda-se, problema seu).

Então hoje eu passei o dia pensando nessas pessoas, esses “amigos” com muitas e muitas aspas de quem ando precisando me livrar. Me imaginei pegando o telefone e ligando para um por um e dizendo: “oi fulano, aqui é a Paula. Olha só, desculpe, mas vou ter que deixar você ir.” E bang. Foi tão divertido de imaginar que agora estou começando a considerar partir para a realidade.

ps: Ah, e se você é meu amigo, está lendo isso e se perguntando se receberá uma ligação minha em breve, fique tranquilo. Esse tipo de gente não tem a MENOR noção e jamais se perguntaria.”

por hoje é só. amanhã, se o humor estiver melhor, eu volto. se estiver ruim… estarei por aqui também. tchauzinho.

|ouvindo Wilco – I´ll fight|

One Response to “inferno astral com delay.”

  1. Jucilene June 30, 2009 at 10:39 pm #

    Adorei seu blog. Também estou na casa dos trinta (33), nem preciso dizer o qto me identifiquei, né? rsrs

    bj.

Leave a Reply

