Utilidade pública: visto americano no Rio de Janeiro

19 Sep

Acho útil compartilhar aqui a minha experiência para conseguir o famigerado visto americano. Muita gente fala sobre o processo no consulado de São Paulo, mas eu escolhi o Rio de Janeiro. Já que precisava viajar para encarar uma burocracia, decidi aproveitar o feriado estendido de 7 de setembro (em Curitiba, dia 8 também é feriado) para conhecer o Rio. No final, uma listinha de FAQ para deleite dos interessados.

Passo 1: agendando o visto.

Você pode escolher a cidade onde vai solicitar o visto. No site do consulado você visualiza as datas mais próximas e isso é atualizado a todo instante. Eu agendei em maio. Para conseguir marcar, você precisa pagar uma taxa de R$ 38. Instruções no próprio site do consulado. Depois de pagar, você recebe uma senha que permite consultar a agenda dos consulados e escolher seu dia e horário.

Passo 2: separando a documentação.
Você terá muito tempo, então não deixe para a última hora. Minha irmã fez isso e só conseguiu o visto porque era pra ser, mesmo. Chegou na porta do consulado sem pagar a taxa, sem alguns documentos, viveu uns momentos de stress. Organize-se, sua sanidade mental agradece. Leve comprovante de renda (declaração do IR, contra-cheque),  comprovante de residência, documento do carro, certidão de casamento e qualquer outra coisa que prove que você tem raízes por aqui.

Pague a taxa do visto no banco Citibank. O visto de 5 anos custa R$ 224. É só chegar no caixa do banco e apresentar seu passaporte. Evite deixar para a última hora, pois nunca se sabe quando os bancos podem entrar em greve.  Não existe banco dentro dos consulados. Se os bancos entram em greve, você não tem outra forma de pagar a taxa.

Preencha o formulário DS-160, disponível no site do consulado. Imprima a página de confirmação e leve junto com você no dia da entrevista.

Passo 3: chegando ao consulado
O consulado do Rio tem uma ótima localização. É central, bem servido de ônibus, táxis e pertinho do aeroporto, caso você vá fazer um bate-volta (mas eu recomendo que você fique uns dias no Rio, se puder). Não se preocupe com seu celular e bagagens. Na entrada do consulado, existem guarda-volumes de confiança. Você paga uma taxa que vai de 4 a 10 reais para guardar suas coisas, é bem tranquilo.

Na fila, funcionários do consulado já pedem para você separar alguns documentos: passaporte, confirmação de agendamento impressa, confirmação do formulário DS- 160, recibo do Citibank e a foto 5X7. Todos esses documentos ficam grampeados juntos.

Passo 4: dentro do consulado
Depois de passar por um detector de metais igualzinho ao dos aeroportos, você vai para o balcão onde recebe a sua senha. Guarde ela junto com você, pois vai precisar até o final do processo. As senhas são chamadas em grupos e o próximo passo é tirar as impressões digitais. Funcionários do consulado acompanham todo o processo, depois você é encaminhado para a fila das entrevistas.

Passo 5: a entrevista
Parece uma fila de banco, só que anda mais rápido. Enquanto o oficial do consulado atende uma pessoa, outra já fica na portinha do guichê aguardando sua vez. É BEM ágil. Vi algumas pessoas tentando “impressionar” o oficial, falando um monte de coisas sobre sua vida pregressa. Eu recomendo que você apenas responda o que for perguntado e apresente os documentos que te pedirem. No meu caso, não pediram nenhum  documento – eu falei que ia viajar de férias para visitar meu irmão, que é residente legal nos Estados Unidos. Simples assim.

Passo 6: depois da entrevista
Você sai do consulado com o formulário DS-160 grampeado junto com a foto e a taxa do Citibank. Isso mesmo: eles não ficam com a sua foto! Você só deixa o passaporte no consulado e leva a senha que recebeu na entrada até a agência dos Correios, que fica ao lado, fora do consulado. Preenche um formulário de Sedex, paga a taxa para envio e pronto. Seu passaporte com o visto chega na sua casa em alguns dias.

Passo 7: receba em casa
Pedi para enviarem meu passaporte via Sedex. Isso foi na 6ª feira, na 3ª. seguinte já chegou em casa. A famosa foto – aquela que eu trouxe de volta pra casa – é escaneada em algum momento misterioso do processo. É ela que aparece no adesivo do visto. No dia seguinte, os Correios entraram em greve. Mais um motivo para você tirar o seu visto com bastante antecedência.

FAQ – e outras não tão FAQ assim…

Por que tirar o visto no RJ é melhor? Se você puder escolher o RJ, a fila é bem menor do que em SP. Além disso a localização do consulado é melhor, fica dentro da cidade. Com menos gente na fila, a coisa flui mais depressa.

Quanto tempo leva a entrevista? Pouco. Minha entrevista estava marcada para 8h30. Como estava tudo certo com meus documentos, às 9h15 eu já estava fora do consulado, a caminho do hotel. Por isso, recomendo que você agende para os primeiros horários, assim terá o resto da manhã livre.

Tem problema se a foto do meu formulário for diferente da foto 5X7? Não. Preferencialmente deve ser a mesma foto. Mas os funcionários que organizam a fila não comparam as suas fotos. É importante que a foto 5X7 mostre o seu rosto inteiro, cabelo para trás das orelhas e sem acessórios (óculos de sol, chapéu, etc). O fundo da foto precisa ser branco.

Meu passaporte vence no ano que vem, preciso fazer outro para tirar o visto? Não. O passaporte precisa ser válido por 6 meses da data da entrevista. Depois, você vai tirar um passaporte novo e viajar com os dois – o antigo, com o visto; e o novo.

O que acontece se na porta do consulado eu descobrir que faltou um documento? Você tem até as 11h , horário em que o consulado” fecha” o atendimento da manhã, para providenciar o documento que está faltando. Caso contrário, vai ter que reagendar e começar tudo de novo…

Eu preciso levar xerox de todos os documentos? Não, porque nenhum documento fica com o consulado, então os originais bastam. Mas é sempre bom ter xerox das suas coisas, em caso de roubo ou extravio, né?

Meu visto venceu, preciso levar o passaporte antigo com o visto vencido? Sim. Os funcionários do consulado pedem para quem já teve visto concedido, apresentá-lo ao oficial.

Se a minha entrevista é junto com a de um familiar, seremos entrevistados juntos? Sim. No mesmo guichê, ao mesmo tempo, pelo mesmo oficial.

Posso entrar com um acompanhante, mesmo que ele não vá solicitar o visto? Pode. Dentro do consulado, seu acompanhante fica aguardando no auditório enquanto você segue para os guichês de entrevista.

Tem banheiro dentro do consulado? Sim. Como em qualquer outro lugar, se você estiver apertada… vá ao banheiro!!!

Preciso ir com roupa social para conseguir meu visto? Veja bem, não é uma entrevista de emprego. Você não precisa ir de tailleur. Mas também não precisa ir de sunga e papete só porque está no Rio… use saltos baixos, você vai ficar um bom tempo em pé.

Pintei meu cabelo uma semana antes da entrevista e ficou diferente da foto. Posso ter problemas? Depende. Se você era loira e ficou morena (ou vice-versa), pode. É importante que na foto dê pra reconhecer que você é você. Escolha outro momento da vida para uma mudança radical de visual.

Posso comer dentro do consulado? Não sei. Não vi ninguém comendo nada lá dentro. Tome um bom café da manhã e deixe a larica para depois.

Posso levar sombrinha, isqueiro, escova de cabelo, caneta, chaves na minha bolsa? Pode. A bolsa passa por uma esteira igual à de aeroporto. Mas você vai ter problemas se levar uma faca ou qualquer coisa que seja considerada uma arma em potencial…

Posso sair do consulado para fumar? Sério que você não aguenta uma hora sem cigarro?

Se meu visto for negado, posso oferecer dinheiro ao funcionário? Depende. Se você quiser que seu visto seja negado para sempre e que sua próxima parada seja a delegacia, pode.

Agora que eu tenho o visto, posso ir e vir pelo mundo todo sem problemas? Não. O visto americano serve para os Estados Unidos (juro!) e, mesmo assim, ele não garante que você vá passar pela imigração. Quando chegar no seu destino, tenha em mãos um documento dizendo onde você vai ficar – confirmação de reserva do hotel, incluindo endereço; ou endereço da casa onde ficará hospedado (como no meu caso).

E se eu for tirar o visto em São Paulo? Veja como é o processo aqui neste link, do blog Mar de Bem.

UPDATE – 31 de maio de 2012

Recentemente, rolaram mudanças nas regras para tirar o visto. Veja aqui algumas informações.

26 Responses to “Utilidade pública: visto americano no Rio de Janeiro”

  1. Denise September 20, 2011 at 12:50 am #

    ótimo post!
    pra mim fica mais perto ir pra Recife, mas sempre é uma boa desculpinha ir pro Rio, né?
    hehehe

  2. mardebem September 20, 2011 at 1:01 am #

    Oi Paula!
    Obrigado pela indicação!

    bjos!
    Marlus

  3. Ronise Vilela September 20, 2011 at 1:24 am #

    Que post fantástico, amei! Até linkei no twitter

  4. juliana September 21, 2011 at 7:37 pm #

    Oi, adorei o post..mas tenho uma dúvida : tenho entrevista em outubro e o requerente principal é meu marido..como faço pra preencher o formulario e ser entrevistada junto com ele..?? e como faço pra preencher em ingles nativo? acha melhor eu comprar um pacote atraves de uma agencia de turismo?? se puder ajudar??

    • Paula Schutze September 21, 2011 at 7:47 pm #

      Oi Juliana, cada pessoa precisa preencher um formulário. Ele tem o dele e você faz o seu. Para preencher em inglês nativo peça a ajuda de alguém que domina o idioma. Todas essas informações estão disponíveis no site do consulado. E se for mais fácil para você, procure uma agência de turismo sim. Boa sorte!

  5. juliana September 21, 2011 at 8:49 pm #

    Thank you Paula..rrss

  6. juliana ruchid October 4, 2011 at 11:09 pm #

    Tô morrendo de medo, miha entrevista é na proxima quinta e os bancos estao em greve,dá pra pagar no consulado?????

    • Paula Schutze October 5, 2011 at 6:23 pm #

      Oi Juliana, a taxa só pode ser paga no Citibank, não tem banco dentro do Consulado não.

  7. Lais October 18, 2011 at 5:41 pm #

    Oi Paula!

    Também consegui o meu visto e o que escreveste é EXATAMENTE o que acontece. Pra mim também não pediram documento algum, e segundo o meu namorado que também foi fazer a entrevista, ela durou 1 minuto e meio hehehe

    Dou a dica de fazer por conta o agendamento, as agências cobram caro e é bem simples de responder, mesmo em inglês, é bem básico!!

    Outra dica é ir ao consulado um dia antes pra vc ver quanto tempo leva de taxi, ônibus ou até mesmo a pé. Ficamos no hotel Pouso Real, pra quem não se importa de ficar num lugar superrr simples, você pode ir a pé e leva meia hora, de taxi foi superrr rápido, também marcamos pras 8:30 e às 9:15 já estávamos no correio!

    Boa sorte pra vcs!!

  8. Bruno Reis January 7, 2012 at 3:46 pm #

    Vc nao imagina como fiquei feliz em saber q a foto volta p casa conosco. Eu tava achando q eles tinham esquecido da foto e que eu teria que ir lá novamente… Detalhe: seu blog é o ÚNICO na rede mundial de computadores que explica esse detalhe da foto, muito obrigado e parabéns!

  9. Paulo January 26, 2012 at 12:05 pm #

    Gostaria de saber quanto foi o valor do sedex para curitiba.
    Eles aceitam somente dinheiro?
    Caso eu faça entrevista com minha esposa, terei q pagar 1 sedex para cada visto (Mesmo morando juntos)?

    Obrigado!

  10. Camila February 18, 2012 at 5:19 pm #

    Paulo,
    Em media a taxa do sedex custa R$40,00 é será paga apenas em reais, no Rio de Janeiro você paga essa taxa fora do consulado.

    ABraço
    Camila
    http://www.visto-americano.net

  11. Nathália Almeida February 24, 2012 at 1:16 am #

    Oi Paula,gostaria de saber se,é importante saber pelo menos o básico do inglês?
    Desde já,obrigada. :)
    Adorei o post.

    • Paula Schutze February 24, 2012 at 11:26 am #

      Olá Nathalia. Para a entrevista creio não ser necessário, ela é feita em português. Mas para viajar é sempre bom saber o básico do inglês! Obrigada pela visita =)

      • Nathália February 26, 2012 at 3:20 am #

        HAHA,obrigada pela resposta..na verdade fiquei meio assim, poque eu só sei mesmo o básico..acho que vai dar pra sobreviver por lá.
        Mais uma vez, obrigada ^-^’

  12. cibelle flohr March 2, 2012 at 2:29 pm #

    Eu e meu marido acabamos de tirar o Visto no Rio de Janeiro.
    Atualmente moramos em Curitba, mas a agenda mais próxima era pro Rio e lá fomos nós.
    Levamos todos os documentos possíveis, mas nada além do DS-160 com a foto foi pedido.
    Algumas perguntas básicas, muita simpatia por parte de todos ali e Vistos aprovados.
    Foi muito tranquilo e o nervoso – que é natural – passou num instante.
    Simples, rápido e tranquilo.
    Hoje chegou o Sedex com os passaportes e agora é esperar pela viagem!

    Boa viagem à todos!!!

    • Paula Schutze March 2, 2012 at 2:31 pm #

      Boa viagem, Cibelle!

  13. Fernanda March 22, 2012 at 8:04 pm #

    Gostaria que me tirasse uma dúvida…
    Tenho que pagar a taxa e em Vitória não tem o Citibank. Vi que colocou que caso haja alguma pendência na documentação pode-se entrar no consulado até às 11:00h. Minha entrevista está marcada para às 10:30hs e eu chego no Rio às 09:00h. A minha idéia é ir direto para o Citibank que fica na rua ao lado do Consulado. Acredito que às 10:30hs eu já esteja no Consulado. Vc acha muito arriscado?? Até tenho como chegar no dia anterior, mas me causaria um transtorno enorme.
    Obrigada!

    • Paula Schutze March 22, 2012 at 8:14 pm #

      Olá Fernanda. Não sei qual a distância exata entre o Citibank e o consulado, além disso, banco sempre pode ter fila. Para ficar mais tranquila, seria melhor você chegar na tarde anterior. Boa sorte com seu visto =)

  14. Cleberth March 23, 2012 at 1:54 pm #

    Primeiramente, parabéns pelo post… Muito instrutivo de verdade…
    Eu e minha namorada iremos a entrevista dia 26 agora e o que posso ler sobre o assunto, estou lendo… rs… Espero que dê tudo certo para nós 2… Somos funcionários públicos, todo mundo fala que conseguiremos com certeza, mas mesmo assim né, bate aquele medo… heheheh

    • Paula Schutze March 23, 2012 at 2:00 pm #

      Oi Cleberth, eu acho que empregos estáveis sempre facilitam muito nessa hora. Boa sorte para vocês, vai dar tudo certo =)

  15. Fernanda March 23, 2012 at 2:28 pm #

    Vou ter que ir no dia anterior mesmo, não vai ter jeito!
    Obrigada Paula! :) bjs

  16. Mariana March 26, 2012 at 12:19 pm #

    Ola. Quero visitar meu namorado que mora em Chicago, ele vai pagar minha passagem. Ele é da Aeronautica nos EUA, mora sozinho, enfim, tem a vida dele. Eu sou estudante da UFRJ, ganho bolsa da faculdade, participo de projeto de Iniciação científica, faço curso de inglês, tenho vínculos aqui no Brasil. Moro em uma republica de estudantes que a conta de luz esta no meu nome, o apartamento também. Minha mãe é inspetora de alunos, ganha um pouco mais de 800 reais e meu pai é caminhoneiro e ganha um pouco mais de 3,000 reais. Gostaria de saber se tenho chances de não conseguir o visto e se meu namorado precisa enviar uma carta ou documento provando que vai custear minha passagem, que eu vou ficar na casa dele? Gostaria de saber se há necessidade de comprovar renda dos meus pais mesmo meu namorado custeando tudo. Não sei se a renda baixa dos meus pais vai influenciar no resultado mas tenho fortes vínculos aqui no Brasil. É melhor ir com visto de Turismo ou Estudante? E se for como estudante posso pagar um curso de idiomas tendo como intermediador o meu namorado? Sem precisar contratar agencia de intercâmbio? Dizem que conseguir visto de estudante é mais fácil.

    Obrigada

    • Paula Schutze March 26, 2012 at 12:34 pm #

      Olá Mariana. Como cada caso é um caso, a recomendação é sempre levar todos os documentos que julgar importantes, apresentando na hora da entrevista somente aqueles que forem solicitados. A carta do seu namorado pode ser útil, leve-a também e apresente se alguém pedir. Quanto ao visto ser de turista ou estudante, não tenho muito conhecimento, pois o meu foi de turista e não sei como funciona para estudantes. Você pode se informar em uma agência de viagens. Boa sorte!

  17. leonardo March 28, 2012 at 4:29 am #

    ola paula, me chamo leonardo e gostaria de saber se eh necessario folha de antecedentes criminais para apresentar ao consulado? ou se isso nao interfere. Tenho uma prima la em ny mas nao vou p casa dela, pretendo ficar em hotel, eh necessario indicar ja o hotel que vou ficar? ou vejo ao chegar la em ny?isso me dar problemas?

  18. Mi March 30, 2012 at 2:04 am #

    Paula…adorei seu post sobre o tempo, sou de Curitiba e farei a entrevista dia 14/04 as 8:30 e o voo de volta é 12:52, achei q não daria tempo……

Leave a Reply

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

